Durante o dia de hoje, 1% (do valor) das suas reservas será doado contra o câncer de mama
Campos de arroz de Bali

Campos de arroz de Bali

Os extensos campos de arroz de Bali são a paisagem mais bonita que se pode contemplar na ilha.

Sobre a extensão do verde manto que faz brotar o principal de seus alimentos, os balineses trabalham de forma milimétrica, permanecendo pacientemente junto a seus cultivos enquanto cuidam de cada uma das plantas e brotos.

Os cultivos escalonados

A estrutura montanhosa dos terrenos faz com que o cultivo do arroz não seja uma tarefa fácil, mas isso é algo que os balineses solucionam com os campos de arroz escalonados, fruto da cooperação entre a natureza e o homem. Algumas das estruturas demoraram vários séculos para serem construídas e hoje compõem uma paisagem verde digna dos mais belos postais.

Um sistema de canais transporta a água dos mananciais até os campos de arroz para mantê-los encharcados e, após 210 dias, o arroz está pronto para ser colhido. Após isso, o terreno volta a ser preparado para a próxima semeadura. Todo o processo é cuidadosamente vigiado por Dewi Sri, Deusa do Arroz, a que os camponeses prestam especial homenagem com os pequenos santuários que colocam nas plantações.

A alma de Bali

É nos campos de arroz onde se pode ver a verdadeira alma de Bali. Longe das praias, das lojas e da agitação do turismo é onde os agricultores se centram em seu duro trabalho. São felizes com o pouco que têm e transmitem essa felicidade a quem tem a sorte de visitá-los.

É possível encontrar campos de arroz em boa parte da ilha, embora a zona mais destacada seja a de Ubud e arredores. Para chegar até lá, é melhor contratar um carro com motorista.