Durante o dia de hoje, 1% (do valor) das suas reservas será doado contra o câncer de mama

A moeda oficial da Indonésia é a Rúpia Indonésia (IDR). Em Bali, primeiro destino turístico do país, muitos preços são indicados em dólares, ao contrário do restante de ilhas.

Moedas e notas

Na Indonésia, você encontrará notas de 1.000, 2.000, 5.000, 10.000, 20.000, 50.000 e 100.000 rúpias. As moedas, embora não sejam muito comuns, têm valor entre 100 e 1000 rúpias.

Billetes de Rupia Indonesia

Cartões de crédito e dinheiro em espécie

Os cartões de crédito costumem ser aceitos na grande maioria dos restaurantes e lojas das principais cidades. Já para comprar em mercados de rua, pagar os táxis ou comer nas zonas rurais, é necessário levar dinheiro em espécie.

Para evitar tipos de câmbio abusivos, é sempre recomendável pagar na moeda local.

Onde trocar dinheiro

Uma boa opção é trocar reais por dólares no Brasil, no seu banco ou em casas de câmbio, e então trocar a moeda norte-americana pela moeda local quando chegar na Indonésia. Você encontrará bancos e casas de câmbio tanto no aeroporto quanto nas diversas cidades. A maioria dos hotéis também efetua a o câmbio da divisa.

Os cartões internacionais também permitem sacar dinheiro na moeda local, mas é melhor consultar o seu banco sobre a comissão e taxas aplicadas por sacar dinheiro em moeda estrangeira. 

Tipo de câmbio

De forma aproximada, um real equivale a cerca de 4.000 rúpias indonésias.